Biometria Óptica garante precisão na escolha de lentes para cirurgia de catarata

Biometria Óptica garante precisão na escolha de lentes para cirurgia de catarata

29 de maio de 2018

A cirurgia de catarata está entre os procedimentos mais realizados em todo o mundo e, no Centro Boucault, um dos diferenciais é a alta tecnologia na definição das lentes intraoculares que serão implantadas no paciente. A Biometria Óptica é um exame que garante a precisão necessária para verificar o diâmetro antero-posterior do globo ocular, que é o parâmetro utilizado no cálculo do grau dessas lentes.

Segundo o oftalmologista Ricardo Boucault, especialista em catarata, tão importante quanto a realização da cirurgia é a escolha da lente intraocular ideal.

“A biometria óptica garante uma grande precisão de medidas com conforto ao paciente, já que é um exame feito sem contato com o olho”, explica.

Realizado com o paciente sentado, sem a necessidade de uso de colírio anestésico, o equipamento detecta automaticamente o olho examinado, fazendo as medidas da curvatura corneana e profundidade da câmara anterior. Com as fórmulas biométricas, é calculado o grau para cada tipo de lente intraocular disponível. De acordo com o dr. Ricardo Boucault, tudo isso atende às necessidades individuais dos pacientes.

“São comuns casos de pacientes que acreditam que as lentes intraoculares importadas têm melhor qualidade, mas o que é importante observar é a lente que melhor se adapta a cada um com base na sua matéria prima e tecnologia utilizada na fabricação”, destaca o oftalmologista, acrescentando que a personalização da cirurgia e a indicação de lentes premiums é que são essenciais. No Centro Boucault, as lentes utilizadas são sempre de primeira linha, seja no atendimento via convênio médico ou particular.

Todo esse cuidado do Centro Boucault do diagnóstico da catarata, até a realização do exame de biometria óptica, escolha das lentes e a execução do procedimento refletem a personalização do atendimento de cada indivíduo. “As lentes utilizadas na cirurgia da catarata vão substituir o cristalino, ou seja, são extremamente importantes. Ao contrário de óculos que podem ser trocados caso o paciente não se adapte, a lente intraocular deve proporcionar uma boa visão pelo maior período possível da vida”, alerta Boucault.

Além de ser o único tratamento disponível para catarata, a cirurgia evoluiu de tal forma nos últimos anos – com a constante atualização e equipamentos e dos profissionais do Centro Boucault – que o procedimento também é considerado uma cirurgia refrativa.

Ou seja, além da recuperação da visão ao curar a catarata, a cirurgia pode corrigir outros problemas de visão e deixar o paciente com a menor dependência em relação aos óculos.

Para saber mais sobre Oftalmologia no Centro Boucault, clique aqui.