
Casos positivos de Influenza A e B demonstram importância da vacinação
21 de novembro de 2017
Dados divulgados pelo Sabará Hospital Infantil, na capital, mostram a importância da vacinação contra a gripe. Em outubro, a unidade de saúde registrou 164 coletas de teste rápido para Influenza A e B, sendo 64 positivos. Isso representa um aumento de quase 500% nos casos em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram feitas 35 coletas, 11 com resultados positivos. É por isso que o Centro Boucault, que conta com uma clínica de vacinação, alerta para a necessidade da imunização contra a doença.
“Essa alta nos casos de Influenza é reflexo da falta de vacinação no período do ano em que ocorrem as campanhas contra a gripe”, destaca um dos médicos responsáveis pelo Centro Boucault, Ricardo Boucault.
Ele lembra que a vacina contra a doença segue disponível na clínica e é indicada para todos, em especial para as crianças. De acordo com os dados do hospital infantil que é referência no atendimento pediátrico, a região Sudeste o pico dos casos de Influenza se dá – normalmente – entre os meses de maio e julho, o que torna os registros do mês de outubro atípicos. Em maio, por exemplo, foram 13 casos positivos para Influenza, em junho foram 12, já em setembro os registros saltaram para 25 e, em outubro, 64.
“É importante lembrar que, independentemente dos números, a vacina pode ser tomada em qualquer época do ano e – por conta dessa alta nos casos – o ideal é que, quem não se imunizou, não deixe de se proteger”, frisa Boucault. Ele ressalta que a imunização é importante não só para crianças e idosos.
“Quanto mais pessoas estiverem vacinadas, maior a proteção para o restante da população, já que a transmissão acontece mesmo sem o contato direto”, salienta o médico.
Ele acrescenta que até mesmo os bebês ficam mais protegidos se aqueles que convivem com ele estiverem imunizados.
A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza A e B são os tipos mais graves da gripe, responsáveis por epidemias sazonais.
O médico do Centro Boucault lembra que outras medidas de prevenção contra a gripe são: lavar bem as mãos com água e sabão e com frequência; evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.
Saiba mais sobre vacinação no Centro Boucault clicando aqui.