
Treinamento da equipe e tecnologia proporcionam retorno seguro de atividades
10 de junho de 2020
O Centro Cirúrgico Oftalmológico do Centro Boucault retoma o funcionamento após um período fechado por conta da pandemia do novo coronavírus. A situação da Covid-19 ainda inspira total atenção e cuidados, mas um trabalho intenso de treinamento e desinfecção, além do uso de equipamentos específicos de ventilação, permitiram a reabertura do local com a maior segurança possível aos nossos colaboradores e pacientes.
Segundo o médico oftalmologista Ricardo Boucault, resoluções da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde, Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), além da Associação Brasileira de Cirurgia de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR), serviram como base para as medidas adotadas no Centro Cirúrgico. “Saúde é um serviço essencial e, desde o início da quarentena, priorizamos o atendimento remoto de casos de urgência, com o máximo cuidado. Porém, algumas situações só podem ser revertidas com cirurgia e – por isso – reabrimos o Centro Cirúrgico quando estávamos de fato seguros de que todos os cuidados preventivos tinham sido adotados”, explica.
Entre as resoluções adotadas no local para reabertura estão treinamentos de toda a equipe, desde médicos, enfermeiros, colaboradores da recepção, limpeza e também desenvolvimento de protocolos de higiene e proteção para os pacientes. “Tudo isso aliado a uma tecnologia do nosso sistema de ventilação com pressão positiva, que faz com que a poeira e agentes contaminantes, como o vírus, não fiquem em suspensão no ar e sim no chão”, complementa Boucault.
O médico diz, ainda, que o Centro Cirúrgico também conta com sistema de exaustão para troca do ar e – o que não é trocado – passa por dois filtros, sendo um deles específico para partículas extremamente pequenas, assim como bactérias e vírus. “Nosso padrão de excelência no atendimento é mantido agora com cuidados ainda mais específicos no que diz respeito às questões sanitárias”, reforça o oftalmologista.
A reabertura do Centro Cirúrgico se dá com o vencimento do prazo dado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para que as operadoras de saúde voltem a realizar cirurgias eletivas, ou seja, aquelas que são agendadas por não serem consideradas urgentes. Esses prazos tinham sido flexibilizados no dia 25 de março por causa da pandemia do novo coronavírus.
Sobre o Centro Cirúrgico
O Centro Cirúrgico Ricardo de Pasquali foi inaugurado em agosto de 2019 para a realização de procedimentos oftalmológicos tanto para pacientes da clinica, quanto para uso de médicos externos e seus pacientes. Entre as cirurgias realizadas estão plástica ocular, cirurgia de estrabismo, catarata, glaucoma, além de procedimentos de retina.
Para detalhes sobre alguns desses procedimentos, clique aqui.