Clima seco exige mais cuidados com a saúde dos olhos

Clima seco exige mais cuidados com a saúde dos olhos

18 de setembro de 2017

A última semana do inverno chega com recordes de temperatura para a estação e com alerta para baixa umidade do ar. O clima seco pode representar muitos prejuízos à saúde como um todo e especialistas do Centro Boucault – referência em Oftalmologia em Mogi das Cruzes e região – recomendam atenção reforçada com os olhos. Irritação, coceira, vermelhidão e outras consequências da falta de chuva exigem cuidados como uso de colírios que só podem ser prescritos por um médico.

“É comum que o incômodo causado pelo clima seco leve os pacientes a procurarem soluções caseiras ou utilizem colírios comprados em farmácias sem indicação de um especialista, o que pode ser bastante prejudicial”, destaca um dos oftalmologistas do Centro Boucault, Ricardo Boucault.

Para evitar que uma irritação se transforme em um problema mais grave ou até mesmo crônico, ele destaca que a avaliação de um médico é essencial. Segundo Boucault, a principal consequência da secura nos olhos é a incapacidade das lágrimas realizarem a função de proteger e regenerar a superfície ocular. O problema pode resultar em disfunções nas pálpebras, desconforto visual, fotofobia, irritação da conjuntiva e da córnea, visão irregular e cansaço nos olhos.

Em situações mais graves, a baixa umidade do ar e a poluição podem fazer uma simples secura evoluir para ulcerações, queratites, dores agudas, entre outros problemas.

“Os colírios podem ajudar muito e a avaliação do oftalmologista é que vai definir o tipo de colírio mais adequado para cada paciente, assim como a dosagem recomendada”, frisa o médico. Ele acrescenta que muita gente utiliza o produto sem saber sua composição, compartilha o frasco com a família – o que pode representar contaminação – e aplica o colírio repetidas vezes, o que também é prejudicial e pode piorar o quadro em vez de resolver a irritação.

Além de seguir rigorosamente as indicações do médico, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia recomenda que os pacientes lavem as mãos antes e depois de aplicar qualquer medicamento nos olhos, não encoste o aplicador nos olhos para evitar contaminação, agite o frasco antes de utilizar. “Relatar qualquer incômodo ao seu médico também é muito importante para que o colírio ou outro medicamento possa ser ajustado à necessidade do paciente”, finaliza Boucault.

Para saber mais sobre Oftalmologia no Centro Boucault clique aqui.