No Dia Internacional do Diabético, conheça os avanços no diagnóstico de doenças oculares

No Dia Internacional do Diabético, conheça os avanços no diagnóstico de doenças oculares

27 de junho de 2017

O Dia internacional do Diabético é em 27 de junho e, por isso, profissionais do Centro Boucault – especializado em oftalmologia, em Mogi das Cruzes – lembram da importância dos cuidados com as doenças oculares por parte dos pacientes que têm essa doença crônica. A principal complicação é a retinopatia diabética, que pode levar à cegueira, mas que pode ser prevenida de forma cada vez mais eficaz graças aos avanços no diagnóstico.

“O acompanhamento oftalmológico do diabético deve ser constante, com um controle rigoroso e, neste Dia Internacional do Diabético, destacamos que os avanços no diagnóstico com o uso de Tomografia de Coerência Óptica (OCT) em casos de retinopatia é cada vez maior”, destaca o oftalmologista Fernando Boucault, responsável pelo setor de Retina e Vítreo do Centro Boucault.

Ele destaca que o exame de fundo de olho deve ser feito como rotina entre os diabéticos, sendo a OCT um procedimento complementar não invasivo em que se obtém representações estruturais com uma resolução muito mais elevada. “É por isso que esse exame se tornou fundamental para pacientes diabéticos, que têm mais tendência à baixa de visão”, frisa.

Neste Dia Internacional do Diabético, o Centro Boucault ressalta que tem tradição no diagnóstico e tratamento de doenças oculares e oferece a mais moderna estrutura para o acompanhamento oftalmológico desses pacientes.

“Além do diagnóstico cada vez mais eficaz, é importante lembrar dos avanços no tratamento com medicações IntraVítreas de Anti-VEGF e corticoides, um procedimento localizado e seguro que traz melhor significativa ao paciente”, afirma Boucault.

O oftalmologista salienta, também, que todos os cuidados com a saúde dos olhos dos diabéticos devem ser complementados com um atendimento multidisciplinar feito por endocrinologista e nutricionista. “Controlar a glicemia, a pressão arterial e os níveis de colesterol são outros cuidados importantes que todo diabético deve ter para evitar problemas oculares”, finaliza.

Saiba mais sobre oftalmologia clicando aqui.

Veja também outras informações sobre diabetes neste link.