
Especialista em Catarata, oftalmologista do Centro Boucault se apresenta em encontro
9 de agosto de 2017
O oftalmologista Ricardo Boucault, especialista em Catarata do Centro Boucault, em Mogi das Cruzes, participa de um encontro de médicos da área no próximo dia 30 de agosto. Será no Hospital Beneficência Portuguesa, na capital. Boucault vai mostrar – em vídeo – casos de cirurgias realizadas por ele com o uso de lentes premium, utilizadas com grande sucesso por diminuírem consideravelmente a dependência do uso de óculos nos pacientes.
A apresentação será transmitida via internet para cerca de 800 especialistas em Catarata de todo o país.
De acordo com Boucault, a apresentação será no encontro mensal do grupo “Phacoexperts”, formado exclusivamente por especialistas em cataratas de vários estados do país. O nome se deve à técnica que é utilizada na cirurgia de cataratas, a “phaco-emulsificação”. “Esse é um grupo relativamente novo, formado no início deste ano, tem encontros fechados organizados pelo chefe da Escola Paulista de Medicina, Milton Yogi, e são transmitidos para membros do grupo em todo o Brasil”, explica o oftalmologista especialista em catarata.
Convidado a participar da edição de agosto, Ricardo Boucault estará ao lado dos especialistas Francisco Seixas, da Unifesp, e Pedro Carricondo, da USP. “Estou selecionando vídeos de cirurgias de catarata para demonstrar o sucesso nos resultados com o uso de lentes intraoculares premium”, revela. Ele explica que a cirurgia de catarata nada mais é do que substituir a lente natural do olho – o cristalino – por uma lente intraocular, que pode ser convencional ou premium.
“A cirurgia de catarata é bastante segura e eficaz, mas muitos pacientes podem depender do uso de óculos mesmo depois do procedimento, uma possibilidade que é diminuída com o uso das lentes premium”, ressalta Boucault.
Ele explica que, entre as lentes convencionais utilizadas, estão as “asféricas”, que têm qualidade superior em relação às “esféricas”. Uma delas é a CT Asphina, que tem design especial, excelente estabilidade rotacional e centragem ao longo do tempo. “Ela minimiza o astigmatismo induzido cirurgicamente, promove cicatrização rápida de feridas e tem regeneração pós-operatória acelerada”, diz.
Já uma das lentes premium que Boucault destaca é a AT Torbi, uma lente tórica que corrige o astigmatismo, algo que as lentes convencionais não fazem. “Elas têm maior precisão e melhores resultados, também com alta estabilidade rotacional, aliando a correção do astigmatismo em conjunto com a remoção da catarata”, revela o oftalmologista, lembrando que essas vantagens melhoram significativamente a qualidade de vida dos pacientes.
O especialista em catarata também cita as lentes multifocais, que podem dar ao paciente a independência do uso de óculos tanto para longe quanto para perto.
“Hoje também ainda existem as trifocais, que permitem visão a meia distância, como enxergar bem a tela de um computador, por exemplo”. A “Zeiss at Lisa”, segundo Boucault, tem alcançado excelentes resultados mesmo em casos mais complicados de catarata.
Ricardo Boucault é formado pela Universidade de Mogi das Cruzes, com especialização em oftalmologia também pela UMC, especialista em Córnea e Catarata pelo Hospital CEMA-SP, especialista em Córnea e Doenças Externas pela Unifesp, coordenador da subespecialidade em Catarata do Centro Boucault e da Santa Casa de Mogi das Cruzes. Além disso, é diretor e cirurgião de Transplantes do Banco de Olhos de Mogi das Cruzes e tem título de especialista do Conselho Brasileiro de Oftalmologia / AMB.
Saiba mais sobre oftalmologia no Centro Boucault clicando aqui.