
Lente de contato e piscina
13 de dezembro de 2021
Lente de contato e piscina
A água pode conter muitas ameaças invisíveis para os seus olhos. As suas lentes de contato podem reter alguns desses micro-organismos, dando origem a efeitos nocivos. Praias e piscinas são ambientes úmidos e favorecem o acúmulo de bactérias nas lentes, causando desde conjuntivites até doenças mais graves, como ceratites infecciosas (infecção da córnea).
Uma das contaminações mais comuns é por Acanthamoeba, um gênero de ameboides e um dos mais comuns protozoários encontrados em todos os ambientes, principalmente em água doce e na terra úmida. Ela provoca uma inflamação na córnea, e por ser uma estrutura do olho muito importante, gera grandes transtornos ao indivíduo, podendo, inclusive, ocasionar a perda da visão parcial ou total.
O recomendável é não utilizar lentes nesses lugares, mas tomando os cuidados necessários como lavar as mãos antes de tocar, as lentes de contato descartáveis podem ser uma boa opção para esses momentos de diversão. Elas ficam menos expostas à possibilidade de contaminação. Você coloca de manhã e descarta ao fim do dia ou depois que tiver contato com a água, mas sempre com as mãos limpas.
O ideal é procurar o seu oftalmologista para ele indicar quais são as melhores lentes para o seu caso, além de orientar de como cuidar delas corretamente.