Lentes só devem ser usadas com orientação do oftalmologista

Lentes só devem ser usadas com orientação do oftalmologista

24 de fevereiro de 2021

O diagnóstico de doenças oculares como miopia, astigmatismo, hipermetropia ou presbiopia vem sempre com a indicação do uso de óculos, indispensáveis para tratamento de vários problemas de visão. Muita gente gosta de usá-los até mesmo como acessório de estilo, já que são muitos os modelos disponíveis no mercado. Há, porém, quem se incomoda com seu uso contínuo e – para essas pessoas – as lentes de contato podem ser uma opção. Para isso, os médicos do Centro Boucault lembram que a avaliação do oftalmologista é essencial.

“Com exceção de algumas doenças, a preferência deve ser pelo uso de óculos, mas a tecnologia das lentes de contato já permite que elas sejam usadas de 8 a 10 horas por dia, de acordo com a indicação do oftalmologista”, diz o médico Ricardo Boucault.

Segundo ele, assim como os óculos, não é raro que as lentes sejam vendidas sem prescrição médica, o que representa grandes riscos à saúde ocular. Infecções, úlceras e até cicatrizes na córnea podem ser causadas por lentes inadequadas, isso sem falar no grau e tipo de lente ideais para cada problema de visão. “A consulta médica é essencial para a indicação das lentes porque há doenças oculares, condições alérgicas, baixa produção lacrimal e outros problemas de saúde que podem representar contraindicação para o uso de lentes de contato”, complementa o também oftalmologista Fernando Boucault.

No Centro Boucault, que há mais de 12 anos é referência em Oftalmologia, uma avaliação completa é realizada nos pacientes para indicação das lentes de contato. Entre eles, exame de refração (que define o grau das lentes), avaliação da córnea com exame biomicroscópico e, se for necessário, outros procedimentos complementares para avaliar a integridade da saúde dos olhos.

Problemas oculares e tipos de lente

As lentes de contato podem corrigir os principais problemas de visão:

  • a miopia, que é a dificuldade de enxergar de longe;
  • a hipermetropia, que compromete a visão de objetos próximos;
  • o astigmatismo, que deixa a visão turva;
  • a presbiopia, que é a chamada “vista cansada”;
  • irregularidades corneanas como ceratocone e alterações causadas por cicatrizes na córnea.

“Para cada problema de visão e características individuais do paciente, um tipo de lente pode ser mais indicado”, explica dr. Ricardo, acrescentando que todas as lentes prescritas pelo Centro Boucault são fabricadas com alta tecnologia, excelente oxigenação, hidratação e estabilidade. Saiba mais sobre cada tipo de lente:

Rígidas

Podem ser corneanas ou esclerais e são usadas, especialmente, em irregularidades corneanas como ceratocone. Entre suas vantagens está o alto índice de oxigenação, permitindo o uso prolongado e com menor chance de infecções.

Gelatinosas

São mais maleáveis e podem ser feitas de diversos materiais, destacando-se o silicone hidrogel, considerado o melhor atualmente. As lentes gelatinosas podem ser tóricas quando há necessidade de correção de astigmatismo.

Multifocais

Oferecem boa qualidade de visão em todas as distâncias, principalmente aos pacientes com presbiopia que apresentam dificuldade de enxergar de perto.

Adaptação às lentes de contato

Depois de definido o tipo de lente mais adequado, os profissionais do Centro Boucault realizam o teste de adaptação. O oftalmologista verifica a acuidade visual e realiza o exame biomicroscópico para só então liberar o paciente. “Uma consulta de retorno é agendada para conferir se a adaptação foi adequada, afinal, não pode haver incômodo ou qualquer outro sintoma relacionado ao uso das lentes”, ressalta dr. Fernando Boucault. Quando isso acontece, o oftalmologista explica que outros tipos de lente podem ser testados.

Higiene, armazenamento e outros cuidados

Para quem se interessa pelo uso das lentes de contato, um aviso importante é que os cuidados com a higiene, o armazenamento e até mesmo o respeito à validade das lentes são essenciais para a saúde dos olhos. No Centro Boucault, ao receber o kit com as lentes de contato o paciente tem todas as orientações para boa conservação do produto.

Além da possibilidade do uso de lentes em complemento aos óculos, quem tem grau estável e nenhuma contraindicação pode consultar nossa equipe médica sobre a cirurgia de correção de grau. Realizados em centro cirúrgico próprio, os procedimentos refrativos são seguros e oferecem ótimos resultados.

Para agendar uma consulta com um dos oftalmologistas do Centro Boucault, clique aqui e veja como entrar em contato.