
Meningite ACWY: por que é tão importante?
29 de janeiro de 2019
Prevenir as doenças meningocócicas deve ser uma preocupação de todos os pais de crianças pequenas, afinal, essas infecções nas membranas que recobrem o cérebro têm alto nível de letalidade: uma a cada cinco pessoas infectadas morre, sendo o risco maior entre quem tem até 5 anos. É por isso que o Centro Boucault orienta os pacientes, em sua clínica de imunização, sobre a importância das vacinas que protegem contra a doença. A meningite B é hoje a mais temida, mas a dose conjugada quadrivalente ACWY também é essencial para proteção completa contra as doenças meningocócicas.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), cinco tipos de meningococo causam a maioria dos casos de doenças meningocócicas. São eles: A, B, C, W e Y. “Como – nos últimos anos – a cobertura vacinal contra o tipo C aumentou – a meningite B se tornou o tipo de meningite que mais desperta preocupação, o que não pode permitir que os pais esqueçam que todos os meningococos representam riscos e precisam de prevenção”, lembra a enfermeira Jéssica Bento, responsável pela vacinação no Centro Boucault. Ela acrescenta que, por proteger o paciente de forma mais ampla em relação aos sorogrupos da bactéria, a dose quadrivalente conjugada ACWY é a mais indicada para ser administrada junto à meningo B. A recomendação é não só da SBIm, mas também da Sociedade Brasileira de Pediatria.
A vacina ACWY, disponível no Centro Boucault, deve começar aos 3 meses de idade, sendo indicada a aplicação de três doses no primeiro ano de vida (aos 3, 5 e 7 meses), seguida por reforços aos 12 meses, 5 anos e 11 anos de idade.
“Muitos pais nos procuram, preocupados, pois os filhos não começaram a imunização na idade recomendada, por isso explicamos que – mesmo assim – a vacina conjugada quadrivalente contra a meningite ACWY deve ser administrada”, frisa a responsável pela vacinação no Centro Boucault. Ela acrescenta que crianças acima de um ano e adolescentes não vacinados anteriormente precisam de duas doses da ACWY. Já adultos e idosos precisam de uma dose única caso tenham problemas de saúde que aumentem o risco para doenças meningocócicas ou no caso de viagem para regiões com possibilidade maior de contágio.
Sobre as doenças meningocócicas
São transmitidas por meio de secreções respiratórias e da saliva, durante contato próximo ou demorado com o portador, especialmente entre pessoas que vivem na mesma casa e ambientes fechados com aglomerações. A evolução da doença meningocócica é muito rápida, com o surgimento abrupto de sintomas como febre alta e repentina, intensa dor de cabeça, rigidez do pescoço, vômitos e, em alguns casos, sensibilidade à luz (fotofobia) e confusão mental. A disseminação do meningococo pelos vasos sanguíneos pode produzir manchas vermelhas na pele (petéquias, equimoses) e até necroses que podem levar à amputação do membro acometido. Entre os sobreviventes, cerca de 10% a 20% ficam com sequelas como surdez, cegueira, problemas neurológicos, membros amputados.
Para saber mais sobre a clínica de vacinação do Centro Boucault, clique aqui.