
Novembro Laranja conscientiza sobre zumbido no ouvido
14 de novembro de 2017
Além do alerta sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata – o Novembro Azul – este mês traz uma campanha importante na área da otorrinolaringologia, especialidade oferecida pelo Centro Boucault. É o Novembro Laranja com a Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido. No Brasil, estima-se que 40 milhões de pessoas sofram com esse problema, por isso a importância da conscientização.
Criada em 2006 pela dra Tanit Ganz Sanchez, a principal especialista em zumbido no país, a campanha promovida pelo Instituto Ganz Sanchez envolve uma série de ações sobre tema ao longo do mês de novembro. “Trata-se de um trabalho muito importante que nós, do Centro Boucault, fazemos questão de divulgar para que a população se conscientize sobre a realidade preocupante dos problemas de ouvido em todas as idades”, destaca a otorrinolaringologista Renata Almeida Boucault.
De acordo com a especialista do Centro Boucault, apesar de não ser grave, o zumbido no ouvido e a intolerância a sons exigem uma investigação correta sobre as causas. “O tratamento precoce pode fazer a diferença na recuperação do ouvido desde que os pacientes se atentem a esses problemas e procurem atendimento especializado, já que muitos acreditam que não há o que fazer e que precisam conviver com o problema”, frisa Renata, acrescentando que a mudança desse tipo de pensamento é um dos objetivos do Novembro Laranja.
Conhecido também como “tinnitus” ou “tinido”, o zumbido no ouvido é um sintoma frequentemente associado à perda auditiva. Por isso a campanha é realizada em novembro, quando também é lembrado o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Surdez, que foi no último dia 10. Outros problemas, porém, também podem resultar no zumbido que pode ter som semelhante ao de uma abelha, cachoeira, chiado, motor, cigarra ou outros barulhos que causam muito incômodo e precisam ser tratados.
“Além da perda auditiva, problemas psiquiátricos como ansiedade e depressão, otosclerose – que é o endurecimento dos ossos do ouvido, problemas de circulação e até acúmulo de cera podem ser causas do zumbido, algo que só pode ser investigado por um especialista”, finaliza Renata Boucault.
Para saber mais sobre otorrinolaringologia no Centro Boucault, clique aqui.