
Saúde ocular na volta às aulas: cuidado que deve começar cedo!
14 de janeiro de 2020
Falta pouco para a volta às aulas e garantir que a criançada inicie o ano letivo com a saúde em dia deve ser uma das prioridades dos pais. Um dos cuidados deve ser com a saúde dos olhos e – apesar do que muitos imaginam – não são só as crianças maiores que precisam passar em consulta com oftalmologista regularmente.
Segundo os médicos do Centro Boucault, bem antes do início da alfabetização já é possível detectar doenças oculares.
“Existem formas de verificar a acuidade visual e o alinhamento dos olhos já nos primeiros anos de vida”, afirma o oftalmologista Fernando Boucault. Ele destaca que alguns sintomas como sentar-se muito perto da TV e esfregar constantemente os olhos são alguns sinais de alerta para os pais. Boucault recomenda, porém, que não se espere esses sintomas para agendar a primeira consulta oftalmológica.
Segundo o oftalmologista, no primeiro ano de vida o órgão que mais se desenvolve é os olhos. “Esse desenvolvimento é completo por volta dos 7 ou 8 anos de idade, por isso quanto antes um problema de visão for identificado, mais cedo tem início o tratamento que vai beneficiar a criança em todos os setores da vida”, frisa Boucault.
Ele alerta para problemas em crianças pequenas que podem ser notados facilmente, como estrabismo, caracterizado pelo desequilíbrio na função dos músculos oculares, causando desalinhamento dos eixos visuais. “Quando não é tratado, o estrabismo afeta o desenvolvimento correto da visão e gera a ambliopia – conhecido como ‘olho preguiçoso'”, alerta o médico, acrescentando que além de óculos pode ser necessário uso de tampão no tratamento.
Já entre as crianças um pouco maiores, Boucault salienta que o diagnóstico de miopia ou astigmatismo, entre outros problemas refrativos, interfere diretamente no bom rendimento escolar.
“É por isso que, antes mesmo da criança começar a frequentar a escola – e antes da volta às aulas – é recomendado passar por consulta com oftalmologista”, ressalta.
O médico lembra que, quando não enxerga bem, não só o aprendizado é comprometido, mas também o relacionamento com colegas e professores. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 20% das crianças em idade escolar apresentam algum tipo de problema visual.
“Entre as crianças que já usam óculos é sempre bom lembrar que um acompanhamento anual é recomendado, mas em caso de queixas como dores de cabeça ou dificuldade na leitura, é essencial marcar consulta de imediato”, finaliza o oftalmolgista.
Para agendar um horário no Centro Boucault, envie para Whatsapp (95316-6746) ou se, preferir, ligue para 4799-5540. Para conhecer nosso corpo clínico, clique aqui.