Na semana da criança, um alerta sobre a miopia infantil

Na semana da criança, um alerta sobre a miopia infantil

10 de outubro de 2017

Um dos erros de refração que afeta a visão com mais frequência, a miopia é um problema ocular que costuma se manifestar principalmente na infância ou no início da adolescência. Por isso, nesta semana da criança, o Centro Boucault alerta para pesquisas que mostram quais hábitos podem contribuir para o aumento de casos de miopia infantil.

“Estudos mostram que não é só a hereditariedade que faz com que a miopia hoje represente uma epidemia global”, destaca o oftalmologista do Centro Boucault, Ricardo Boucault.

Segundo ele, pesquisas demonstram que pessoas que passam mais tempo ao ar livre são menos propensas a desenvolver miopia infantil do que aquelas que permanecem a maior parte do dia entre quatro paredes.

“Os hábitos do mundo moderno podem estar contribuindo para o aumento no número de casos dessa patologia, inclusive em crianças”, frisa.

Ao contrário do que muitos imaginam, não seria apenas a maior exposição a telas de televisores, tablet’s e smartphones que provocaria a miopia. Os estudos feitos por várias entidades de pesquisa ao redor do mundo revelam que a demanda educacional cada vez mais exigente e o fato de se passar mais tempo em espaços fechados são fatores que contribuem para que uma pessoa se torne míope. “É por isso que, na semana da criança, é prudente que os pais parem para refletir sobre o assunto e estimulem os filhos a brincarem ao ar livre para que a miopia infantil avance num ritmo mais lento”, comenta o oftalmologista do Centro Boucault.

De acordo especialistas, nos últimos 50 anos, o número de pessoas míopes duplicou.

Estima-se que em 2020 um terço da população mundial terá o problema na visão. Em 2050, a metade. No caso da miopia, os pacientes têm dificuldade em focar objetos que estão mais distantes dos olhos. “Isso acontece quando o globo ocular cresce mais do que o normal, uma condição visual que costuma se manifestar quando as crianças estão em idade escolar e piora gradativamente até que o globo complete seu crescimento”, explica.

A miopia deve ser detectada o quanto antes para que possa ser corrigida com óculos ou lentes. Na idade adulta, também há opção de cirurgia a laser. Se não for tratada, a miopia pode progredir rapidamente e aumentar os riscos de catarata, glaucoma, desprendimento da retina e maculopatia míope. Isso sem falar que a patologia está entre as três primeiras causas de cegueira permanente no mundo.

É sempre bom lembrar que todas as crianças em idade escolar devem passar por consultas preventivas com um oftalmologista. Os pais também devem ficar atentos a queixas como visão embaçada quando se olha para objetos distantes, necessidade de apertar os olhos ou fechar parcialmente as pálpebras para enxergar claramente, precisar sentar muito perto da televisão ou aproximar o celular dos olhos, esfregar os olhos com frequência, ter dores de cabeça causadas por fadiga ocular.

Saiba mais sobre oftalmologia no Centro Boucault clicando aqui.