Mania entre as crianças, slime pode representar riscos à saúde

Mania entre as crianças, slime pode representar riscos à saúde

8 de julho de 2019

As férias já começaram e ter crianças em casa o dia todo exige criatividade dos pais para entreter os pequenos. Uma das atividades que muitos adoram e que virou uma verdadeira “febre” entre a meninada é o slime. Como eles não querem apenas brincar com essa “geleca”, mas também preparar o brinquedo com receitas ensinadas na Internet, o Centro Boucault alerta para os perigos que alguns ingredientes do slime podem representar.

O principal cuidado deve ser em relação ao “bórax”, que contém ácido bórico e pode causar inchaço, vermelhidão, dermatites, entre outras reações alérgicas na pele, além de queimaduras.

As lesões podem ser mais graves se ocorrerem em áreas com mucosas, como lábios e olhos. A dermatologista do Centro Boucault, Daniella Fukumaru, diz que os pais devem dar preferencia à água boricada no preparo do slime.

“Apesar de também conter ácido bórico e exigir supervisão de um adulto, a água boricada tem uma concentração mais baixa do produto e por isso é considerada mais segura”, explica. Além do contato com a pele, a intoxicação causada pelo bórax pode ocorrer pela ingestão ou inalação da substãncia. É o que acrescenta a otorrinolaringologista do Centro Boucault, Renata Boucault.

“Sem perceber, a criança pode colocar a mão suja de slime na boca, causando uma intoxicação que pode causar dor abdominal, náuseas, vômito, diarreia e até hemorragia”, alerta Renata. Ela complementa que doenças respiratórias como asma e rinite também podem se agravadas pelo contato da criança com o ácido bórico.

Além dessa substância, vale lembrar que a quantidade de outros ingredientes usados na fabricação do slime também podem causar problemas. Creme de barbear, cola branca, tinta e bicarbonato de sódio também devem ser manipulados com cuidado, assim como o amaciante, que pode ser tóxico se ingerido, inalado ou em contato com a pele.

Para que a criança se divirta com slime nas férias, algumas precauções são importantes:

– escolha produtos que tenham menor concentração de bórax;

– só permita que a criança faça o slime sob a responsabilidade de um adulto;

– faça a mistura sempre em locais abertos e bem arejados;

– evite amaciante ou espuma de barbear, produtos que podem reagir com ácido bórico;

– guarde os produtos utilizados no preparo do slime em locais de difícil acesso às crianças;

– limite a até 30 minutos por período o tempo de contato da criança com o slime;

– lave bem as mãos das crianças com água corrente depois da brincadeira;

– aplique produtos hidratantes nas mãos limpas para evitar a sensibilização da pele.

Os alertas são, também, da Sociedade Brasileira de Pediatria, SBP.

Além de brincar, para aproveitar as férias das crianças para um check-up com nossos especialistas, clique aqui.