Vacina contra HPV também protege contra vários tipos de câncer

Vacina contra HPV também protege contra vários tipos de câncer

18 de julho de 2017

Cerca de 5% de todos os casos de câncer em homens e 10% em mulheres são causados pelo HPV, o vírus do papiloma humano, que atinge uma a cada dez pessoas. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS) e é por isso que a clínica de vacinação do Centro Boucault sempre orienta os pacientes para a importância da vacina contra HPV.

“É uma vacina relativamente nova e muita gente tem dúvidas sobre ela, por isso sempre esclarecemos que é segura, eficaz e muito importante não só para o indivíduo, mas para toda a sociedade, já que quanto mais pessoas imunizadas, menores as chances de propagação do vírus”, destaca o ginecologista Álvaro Boucault.

De acordo com a Sbim, Sociedade Brasileira de Imunização, estudos pré-lançamento da vacina demonstraram alta eficácia (98%) para prevenir os tipos de HPV cancerígenos 16 e 18, causa de 70% dos casos de câncer de colo do útero, e os tipos 6 e 11, responsáveis por 90% das verrugas genitais – importante problema de saúde pública. Nos homens, o câncer anal também é prevenido por meio das doses.

Saiba mais sobre os tipos de vacina contra HPV disponíveis

A clínica de vacinação do Centro Boucault dispõe das duas vacinas contra HPV licenciadas no Brasil. Uma contém partículas semelhantes aos vírus dos tipos 6, 11, 16 e 18, licenciada para meninas e mulheres de 9 a 45 anos e meninos e jovens de 9 a 26 anos. Outra possui partículas semelhantes aos tipos 16 e 18, indicada para todas as mulheres com 9 anos ou mais.

O esquema padrão da vacina contra HPV é de três doses, com intervalo de dois meses entre a primeira e a segunda, e de quatro meses entre a segunda e a terceira. “Quem não tomou no período indicado não precisa reiniciar o esquema, basta concluí-lo para ter a proteção máxima contra o vírus”, frisa o ginecologista, lembrando que as férias escolares são um bom momento para levar os adolescentes ao Centro Boucault para tomar a primeira dose ou continuar o esquema de imunização.

Saiba mais sobre vacinação clicando aqui.