
Vacina contra Influenza exige intervalo após dose contra Covid-19
13 de abril de 2021
A clínica de imunização do Centro Boucault já está abastecida com as doses da vacina contra a gripe 2021. Indicada a partir dos 6 meses de vida, essa imunização deve ser anual. Isso porque as cepas do vírus Influenza sofrem mutações de um ano pra outro.
Em 2021, quem tomou a vacina contra Covid-19 recentemente ou tem previsão de ser imunizado em breve, deve estar atento. Há um intervalo mínimo a ser respeitado entre a vacinação contra o novo coronavírus e a prevenção da gripe.
Qual deve ser o tempo de espera entre uma vacina e outra?
O Informe Técnico do Programa Nacional de Vacinação indica que o período entre a administração da dose contra Covid e qualquer outra vacina deve ser de 14 dias. Esse intervalo é necessário para garantir a resposta imune do corpo, ou seja, o início da produção de anticorpos.
No caso da Coronavac, do Instituto Butantan, recomenda-se que só depois da imunização total – com duas doses – comece a contagem de 14 dias para imunização contra gripe.
Já no caso da vacina de Oxford/AstraZeneca, da Fiocruz, a imunização contra gripe pode ser feita 14 dias depois da primeira dose. Isso porque há um período de três meses entre as duas doses contra Covid, tempo suficiente para resposta imune.
Como o Centro Boucault possui doses limitadas da vacina contra a gripe, você pode entrar em contato conosco para deixar sua dose reservada.
Quem teve Covid-19, pode receber a vacina contra gripe?
Pode e deve! Só é importante aguardar 30 dias a contar do primeiro dia dos sintomas da Covid-19 para só então ser imunizado contra gripe. Para quem foi assintomático, a contagem começa a partir do dia do RT-PCR positivo (teste de antígeno ou Swab de nasofaringe).
Vacina contra a gripe para bebês, crianças e adultos
Quem não tem previsão de quando será imunizado contra Covid, a recomendação é se proteger da gripe o quanto antes. A vacinação é a medida mais eficaz para conter o vírus influenza, que em alguns casos pode ter complicações graves. Quanto mais pessoas imunes, menos internações por influenza no sistema de saúde, já sobrecarregado pela pandemia.
No caso dos bebês, um alerta para as mães: a vacina é indicada a partir dos 6 meses, mas se seu filho completará essa idade em breve, você pode reservar doses. Crianças de até 9 anos que forem imunizadas pela primeira vez precisarão de duas doses com intervalo de 30 dias. Para os demais, a dose é única.
O Centro Boucault lembra que a imunização contra gripe também é imprescindível para gestantes e puérperas. Para outras informações, ligue 4799-5540 ou envie Whatsapp para 95316-6746.