
Vacinas combinadas garantem proteção contra várias doenças
22 de agosto de 2017
Manter a carteira de vacinação das crianças sempre em dia é importante para que elas fiquem protegidas não só contra uma, mas várias doenças que podem ser prevenidas por meio da imunização. Na Clínica de Vacinação do Centro Boucault, algumas das vacinas combinadas – que protegem contra mais de uma enfermidade em uma única dose – são a DTPa (contra difteria, tétano e coqueluche) e a Tetraviral (contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela).
Indicada para crianças com menos de 7 anos, a DTPa é a vacina tríplice bacteriana acelular. A dose infantil é indicada a todas as crianças nessa faixa etária, mesmo as que já tiveram tétano, difteria ou coqueluche, já que essas doenças não conferem proteção permanente frente a novas infecções. O esquema de doses rotineiras (aos 2, 4, 6 meses e entre 12 e 18 meses) permite – ainda – que a vacina seja combinada a outras (DTPa-VIP/Hib ou DTPa-VIP-HB/Hib, todas oferecidas pelo Centro Boucault.
Entre as vacinas combinadas que não podem faltar no esquema vacinal está também a Tetraviral, indicada pela Sbim (Sociedade Brasileira de Imunização) para crianças e adolescentes com menos de 12 anos.
Ela é usada em substituição às vacinas tríplice viral (SCR) e varicela, quando a aplicação dessas duas coincidir dentro do calendário de imunização. A dose consiste na combinação de vírus atenuados contra o sarampo, caxumba, rubéola e catapora.
Diminuir o desconforto muitas vezes causado pela aplicação de vacinas é uma das grandes vantagens das vacinas combinadas, já que protegem contra várias doenças em uma única aplicação. Elas substituem a aplicação das vacinas em separado, diminuindo os efeitos colaterais, como febre e mal-estar. No Centro Boucault, o dispositivo “Buzzy” é outro aliado na imunização das crianças diminuindo a dor da picada com um sistema que une frio e vibração.
Saiba mais sobre vacinação no Centro Boucault clicando aqui.