
Vacinas mais procuradas nas férias, saiba quais são
4 de julho de 2017
Mais do que hospedagem, roteiro e bagagens. Quem vai viajar nestas férias de julho precisa estar atento às vacinas mais procuradas e necessárias antes de embarcar. Na clínica de vacinação do Centro Boucault, a procura neste mês de julho é principalmente pelas doses contra a febre amarela, já que essa é a única vacina obrigatória para entrada em alguns países. Apesar disso, é importante verificar outras doses que possam ser recomendáveis de acordo com o destino da viagem.
No caso da febre amarela, um recente surto da doença deixou ainda mais em alerta os viajantes. Essa é uma doença viral, transmitida por meio da picada de mosquitos transmissores infectados – entre eles o Aedes Aegypti. “Recomenda-se tomar a vacina contra a febre amarela dez dias antes da viagem, pois esse é o tempo necessário para formação de anticorpos para proteção contra a doença”, alerta Jéssica Bento, uma das enfermeiras responsáveis pela clínica de vacinação do Centro Boucault.
As vacinas mais procuradas para viagens ao exterior
A lista de países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) com a comprovação da imunização contra a Febre Amarela é disponibilizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária no seu site (clique aqui). A enfermeira do Centro Boucault lembra, porém, que mesmo para alguns destinos nacionais também é importante estar imunizado. Isso porque, de acordo com o Ministério da Saúde, regiões de mata e rios de todos os estados das regiões Norte e Centro-Oeste, além de parte do Nordeste, Sudeste e Sul, oferecem risco para febre amarela. Ela complementa que, apesar de não ser obrigatória para viajantes, também é recomendada a imunização contra a dengue, que também é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.
Além dessas doenças – dengue e febre amarela – outra que pode ser evitada com a vacinação e tem imunização recomendada a viajantes, no caso das férias de julho, é a gripe. “Na verdade, essa vacina é indicada a todos, independentemente de viagens programadas, mas reforçamos a recomendação a quem vai para destinos muito frios, como estações de esqui, muito frequentadas por brasileiros nesta época do ano”, salienta Jéssica.
Lembrando que a clínica de vacinação do Centro Boucault tem estacionamento próprio, acessibilidade, recepção própria, brinquedoteca e atendimento personalizado. Para garantir a qualidade das vacinas, a sala de imunização conta com sistema de refrigeração com no break de 48 horas, acesso remoto e controle de temperatura digital. Para mais informações, o telefone é o 4799-5540.
Vacinas no Centro Boucault, saiba mais clicando aqui.