Cirurgia de catarata pode reduzir demência em idosos
26 de março de 2024
Artigo publicado em periódico científico da American Medical Association, na última semana, sugere que a cirurgia de catarata pode reduzir em 30% o risco de Alzheimer ou outros tipos de demência em idosos. O Centro Boucault é especializado na realização desse procedimento, que foi um dos assuntos tratados pelos médicos oftalmologistas Fernando e Ricardo Boucault no podcast Café com + Saúde.
Caracterizada pela perda de transparência do cristalino – uma “lente natural” que fica no globo ocular – catarata deixa a visão embaçada de forma progressiva e corresponde a cerca de 48% dos casos de cegueira no mundo.
“É muito comum idoso começar a ter perda de visão e ficar muito dentro de casa. Então eles começam a ficar mais debilitados, mais depressivos, aí a gente faz a cirurgia de catarata, ele volta para a rotina dele e muda da água para o vinho”, comentou o Dr. Ricardo Boucault na entrevista.
Ao falar dos benefícios da cirurgia de catarata, os médicos do Centro Boucault confirmam o que foi divulgado no artigo do também oftalmologista Cláudio Lottenberg, na Revista Veja. O texto aborda a publicação do periódico científico JAMA Internal Medicine.
O estudo que associa a cirurgia de catarata a um risco 30% menor de Alzheimer ou demência em adultos a partir dos 65 anos.
O trabalho avaliou 3.038 adultos dessa faixa etária e demonstrou que a deficiência visual pode levar a menos interações sociais, menos atividade física e dificuldades psicossociais – todos fatores associados ao declínio cognitivo.
Se você ou alguém da sua família tem sintomas ou mesmo diagnóstico de catarata, entre em contato com o Centro Boucault! No nosso Centro Cirúrgico Oftalmológico realizamos procedimentos com a segurança, a tecnologia e lentes premium que proporcionam os melhores resultados possíveis aos nossos pacientes!
Para mais informações sobre cirurgias, consultas e exames, fale conosco pelo telefone 4799-5540 ou WhatsApp 95316-6746.