Retinopatia Diabética
Retinopatia diabética é uma doença ocular caracterizada pela manifestação do diabetes nos vasos sanguíneos da retina. Quanto mais tempo de diabetes, maior a chance de ter a retinopatia. A doença pode ser detectada precocemente nos pacientes que fazem exame da retina regularmente (fundo de olho e mapeamento de retina) e tratada adequadamente quando diagnosticada.
O principal sintoma da retinopatia diabética é a baixa visão, porém, alguns pacientes só notam esta alteração quando a doença já atingiu a região mais nobre da visão, a mácula.
Todo paciente com retinopatia diabética deve fazer fotocoagulação a laser (procedimento padrão para tratamento da doença que sela os vasos sanguíneos da retina). Para evitar o progresso da doença, o tratamento deve iniciar assim que o paciente receber o diagnóstico.
Em casos em que ocorre a formação de vasos anômalos (neovascularização), que são frágeis e sangram com facilidade dentro do olho, e nos casos em que há maculopatia diabética (comprometimento da região central da retina chamada mácula), utiliza-se a injeção intraocular de drogas para reduzir estas alterações.
É muito importante o controle clínico e, principalmente, glicêmico para retardar o aparecimento da retinopatia ou diminuir sua gravidade. Os diabéticos são mais propensos a ter hipertensão arterial, por isso, devem manter a pressão controlada para não piorar a retinopatia diabética.