Conheça os exames que o Centro Boucault oferece para os seus pacientes.
Acuidade Visual c/ Laser (PAM)
Conhecido também como potencial de acuidade máxima, fornece a melhor visão que um paciente pode chegar tirando as opacidades de meios. Usado como pré operatório de transplantes de córnea e catarata.
Biometria Ótica
A biometria óptica é o exame realizado para medição do diâmetro antero-posterior do olho, procedimento essencial para a realização da cirurgia de catarata. No Centro Boucault, o exame é feito com o equipamento da Zeiss IOL Master 500, padrão ouro em biometria óptica, ou seja, o mais confiável do mercado em comparação com outros exames feitos com a mesma finalidade. Todas as fórmulas utilizadas são de última geração para medição com o máximo conforto para o paciente e precisão ao definir a lente ideal para cada caso.
Campimetria Computadorizada
O exame de campimetria computadorizada avalia defeitos do campo visual e “escotomas”, que são áreas sem visão, normalmente causadas por patologias do nervo óptico, entre elas glaucoma, doenças neurológicas e retinianas. No Centro Boucault, o equipamento utilizado é o Humphrey Zeiss. Padrão ouro em campimetria, o aparelho tem o sistema “blue-yellow”, que auxilia na detecção precoce do glaucoma.
Curva Tensional Diaria (CTD)
É a realização do exame de tonometria de aplanação (medida da pressão intraocular) em diferentes horários de um mesmo dia, detectando assim algum pico de pressão.
OCT- TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA
Exame rápido e não-invasivo necessário em diversos casos de patologias do fundo do olho que permite, por exemplo, o diagnóstico precoce do glaucoma pelo estudo do nervo óptico e células ganglionares da retina. É amplamente usado, também, em outras doenças como diabetes, edemas maculares, degeneração macular relacionada à idade.
O equipamento Cirrus 6000, da Zeiss – utilizado no Centro Boucault – permite uma avaliação abrangente para análise precisa da situação clínica do paciente. Como principal inovadora de OCT no mundo, a Zeiss se mantém na vanguarda dos avanços que definem o setor e que definiram também o padrão de atendimento da tomografia de coerência óptica. Com visualizações microvasculares 3D ultraclaras, tecnologia não invasiva e sem nenhum risco de efeitos colaterais por não usar contraste, como nos exames convencionais (comparada à angiofluoresceinografia).
Com as imagens que o aparelho ANGIOPLEX mostra, conseguimos identificar a vascularização tanto superficial quanto profunda da retina com mais precisão sobre a presença de patologias. Integrado ao Sistema FORUM, ele é primordial no acompanhamento de doenças como glaucoma e catarata.
FOTO DE PAPILA
Exame fotográfico do nervo óptico (papila óptica). Importante na documentação e acompanhamento de doenças como o glaucoma.
MAPEAMENTO DE RETINA
Conhecido como oftalmoscopia indireta. Neste exame o paciente deve estar sobre midríase (dilatando a pupila) e avalia-se diretamente toda a retina e suas estruturas.
Retinografia Simples
É um exame de imagem que fotografa as áreas do fundo do olho, como a retina, a coróide, o nervo óptico e os vasos sanguíneos. O método simples consiste na fotografia do fundo do olho.
Paquimetria Ultrassônica
Exame que faz a medida da córnea através do uso de ultrassom, podendo constatar afinamentos e corrigir medidas da pressão intraocular.
Paquimetria Óptica com Mapa Paquimétrico
Indicado principalmente para pacientes que farão cirurgias refrativas (correção de astigmatismos, miopia e hipermetropia), de catarata ou em propedêutica de glaucoma, o exame tem a finalidade de medir e analisar a espessura da córnea. Diferente da paquimetria ultrassônica – feita por ultrassom – a paquimetria óptica com mapa paquimétrico é realizada através de luz e permite a medição da córnea em diversos pontos e obter um mapa detalhado de sua espessura.
Teste Ortóptico
Analisa a existência de alguma alteração da motilidade ocular (movimento dos olhos). A Ortóptica é o setor da Oftalmologia que trata as alterações da motilidade ocular. O principal objetivo do tratamento é a reabilitação das perturbações da visão binocular (uso simultâneo dos olhos) provocadas pelo desequilíbrio de alinhamento dos olhos como, por exemplo, estrabismo (olho desviado), insuficiência de convergência (dificuldade de convergência para fixar um objeto próximo) e ambliopia (baixa acuidade visual de um ou ambos os olhos).
Teste de Lente de Contato
Teste no qual se avalia a possibilidade do uso de lentes de contato, refração, adaptação e acompanhamento de já usuários. Neste teste é avaliada a melhor opção de lentes de contato de maneira personalizada, sendo para uso de lentes gelatinosas ou rígidas.
Importante: Em março de 2011, o Conselho Federal de Medicina publicou uma portaria declarando ser ato médico a prescrição e a indicação da lente de contato. A partir de então torna-se má prática a comercialização de lentes de contato pela internet ou óticas, pois não possuem profissional qualificado. Possuímos lentes para as mais diferentes doenças oculares, tais como: miopia, astigmatismo, hipermetropia, presbiopia, ceratocone, irregularidades corneanas, cicatrizes corneanas, etc.
Teste de Ischihara
Conhecido também como teste de visão de cores, que possibilita avaliar alteração na percepção de cores por um paciente.
Tonometria de Aplanação
Analisa a pressão intraocular (PIO), importante no diagnóstico e controle do glaucoma.
Topografia Corneana
Exame que analisa a curvatura corneana e é utilizado para identificar e acompanhar doenças oftalmológicas, adaptar lentes de contato ou antes e depois de cirurgias refrativas. O Centro Boucault utiliza o Orbscan Ilz da Bausch & Lomb, um sistema totalmente integrado que eleva os diagnósticos para além da mera topografia. Ao contrário dos equipamentos que escaneiam a superfície do olho em pontos padrão, o Orbscan Ilz analisa mais de 9.000 pontos de dados em 1,5 segundos para mapear meticulosamente a superfície da córnea. Além disso, analisa as medidas de elevação e curvatura nos planos anterior e posterior da superfície da córnea, medidas importantes na identificação de problemas como ceratocone, pré-ceratocone e afinamento de córnea.
Ultrassonografia do Globo Ocular
Método de exame por imagem que utiliza ondas sonoras de alta frequência para avaliação de estruturas e alterações no globo ocular e na órbita. Indicado para medir lesões ou quando existe alguma restrição na visualização direta da retina.
Microscopia Especular
Verifica a densidade e a qualidade das células presentes no endotélio corneano e é realizado na avaliação de doenças da córnea, no pré-operatório de cirurgia de catarata, de cirurgias refrativas e corneanas, além do controle de uso de lentes de contato. O Tomey EM-3000 é o equipamento utilizado no Centro Boucault para a microscopia especular, que faz uma análise rápida e automática das células endoteliais.
Nasofibroscopia
Exame endoscópico que avalia da cavidade nasal até a laringe, um pouco abaixo das cordas vocais. Com o nasofibroscópio, são verificadas a mucosa e as estruturas dessa região de forma a captar alterações na cavidade nasal, entre elas desvio de septo nasal, hipertrofia de cornetos inferiores, hipertrofia de adenoide, sinusite, tumores. O exame também auxilia no diagnóstico de doenças das vias aéreas superiores como roncos, apneia do sono, rinites, sinusites, lesões ou tumores de garganta, distúrbios de olfato e paladar, cefaleias recorrentes, rouquidão, entre outros.
Capsulotomia e Iridotomia com Yag Laser
O Yag Laser é um equipamento utilizado na Oftalmologia em procedimentos pós-cirúrgicos de catarata (capsulotomia) ou no tratamento de alguns tipos de glaucoma. Leva apenas alguns minutos e é indolor tanto durante quanto depois de ser realizado.
A capsulotomia é uma técnica cirúrgica que visa tratar a opacificação da cápsula posterior do cristalino com segurança, que pode ocorrer em algum momento no pós-operatório da cirurgia de catarata. No glaucoma, alguns procedimentos também podem ser realizados, sendo o mais comum a iridotomia, extremamente importante para a prevenção ou tratamento de glaucomas de ângulos estreitos.
Fotocoagulação com Laser para Retina
Procedimento utilizado no tratamento de doenças que afetam os vasos sanguíneos do olho localizados na retina ou defeitos retinianos como buracos, degenerações, rupturas e alguns casos de descolamento de retina.
- Acuidade Visual c/ Laser (PAM)
- Biometria Ótica
- Campimetria Computadorizada
- Curva Tensional Diaría (CTD)
- OCT - Tomografia de Coerência Óptica
- Foto de Papila
- Mapeamento de Retina
- Retinografia Simples
- Paquimetria Ultrassônica
- Paquimetria Óptica com Mapa Paquimétrico
- Teste Ortóptico
- Teste de Lente de Contato
- Teste de Ischihara
- Tonometria de Aplanação
- Topografia Corneana
- Ultrassonografia do Globo Ocular
- Microscopia Especular
- Nasofibroscopia
- Capsulotomia e Iridotomia com Yag laser
- Fotocoagulação com Laser para Retina
Acuidade Visual c/ Laser (PAM)
Conhecido também como potencial de acuidade máxima, fornece a melhor visão que um paciente pode chegar tirando as opacidades de meios. Usado como pré operatório de transplantes de córnea e catarata.
Biometria Ótica
A biometria óptica é o exame realizado para medição do diâmetro antero-posterior do olho, procedimento essencial para a realização da cirurgia de catarata. No Centro Boucault, o exame é feito com o equipamento da Zeiss IOL Master 500, padrão ouro em biometria óptica, ou seja, o mais confiável do mercado em comparação com outros exames feitos com a mesma finalidade. Todas as fórmulas utilizadas são de última geração para medição com o máximo conforto para o paciente e precisão ao definir a lente ideal para cada caso.
Campimetria Computadorizada
O exame de campimetria computadorizada avalia defeitos do campo visual e “escotomas”, que são áreas sem visão, normalmente causadas por patologias do nervo óptico, entre elas glaucoma, doenças neurológicas e retinianas. No Centro Boucault, o equipamento utilizado é o Humphrey Zeiss. Padrão ouro em campimetria, o aparelho tem o sistema “blue-yellow”, que auxilia na detecção precoce do glaucoma.
Curva Tensional Diaria (CTD)
É a realização do exame de tonometria de aplanação (medida da pressão intraocular) em diferentes horários de um mesmo dia, detectando assim algum pico de pressão.
OCT- TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA
Exame rápido e não-invasivo necessário em diversos casos de patologias do fundo do olho que permite, por exemplo, o diagnóstico precoce do glaucoma pelo estudo do nervo óptico e células ganglionares da retina. É amplamente usado, também, em outras doenças como diabetes, edemas maculares, degeneração macular relacionada à idade.
O equipamento Cirrus 6000, da Zeiss – utilizado no Centro Boucault – permite uma avaliação abrangente para análise precisa da situação clínica do paciente. Como principal inovadora de OCT no mundo, a Zeiss se mantém na vanguarda dos avanços que definem o setor e que definiram também o padrão de atendimento da tomografia de coerência óptica. Com visualizações microvasculares 3D ultraclaras, tecnologia não invasiva e sem nenhum risco de efeitos colaterais por não usar contraste, como nos exames convencionais (comparada à angiofluoresceinografia).
Com as imagens que o aparelho ANGIOPLEX mostra, conseguimos identificar a vascularização tanto superficial quanto profunda da retina com mais precisão sobre a presença de patologias. Integrado ao Sistema FORUM, ele é primordial no acompanhamento de doenças como glaucoma e catarata.
FOTO DE PAPILA
Exame fotográfico do nervo óptico (papila óptica). Importante na documentação e acompanhamento de doenças como o glaucoma.
MAPEAMENTO DE RETINA
Conhecido como oftalmoscopia indireta. Neste exame o paciente deve estar sobre midríase (dilatando a pupila) e avalia-se diretamente toda a retina e suas estruturas.
Retinografia Simples
É um exame de imagem que fotografa as áreas do fundo do olho, como a retina, a coróide, o nervo óptico e os vasos sanguíneos. O método simples consiste na fotografia do fundo do olho.
Paquimetria Ultrassônica
Exame que faz a medida da córnea através do uso de ultrassom, podendo constatar afinamentos e corrigir medidas da pressão intraocular.
Paquimetria Óptica com Mapa Paquimétrico
Indicado principalmente para pacientes que farão cirurgias refrativas (correção de astigmatismos, miopia e hipermetropia), de catarata ou em propedêutica de glaucoma, o exame tem a finalidade de medir e analisar a espessura da córnea. Diferente da paquimetria ultrassônica – feita por ultrassom – a paquimetria óptica com mapa paquimétrico é realizada através de luz e permite a medição da córnea em diversos pontos e obter um mapa detalhado de sua espessura.
Teste Ortóptico
Analisa a existência de alguma alteração da motilidade ocular (movimento dos olhos). A Ortóptica é o setor da Oftalmologia que trata as alterações da motilidade ocular. O principal objetivo do tratamento é a reabilitação das perturbações da visão binocular (uso simultâneo dos olhos) provocadas pelo desequilíbrio de alinhamento dos olhos como, por exemplo, estrabismo (olho desviado), insuficiência de convergência (dificuldade de convergência para fixar um objeto próximo) e ambliopia (baixa acuidade visual de um ou ambos os olhos).
Teste de Lente de Contato
Teste no qual se avalia a possibilidade do uso de lentes de contato, refração, adaptação e acompanhamento de já usuários. Neste teste é avaliada a melhor opção de lentes de contato de maneira personalizada, sendo para uso de lentes gelatinosas ou rígidas.
Importante: Em março de 2011, o Conselho Federal de Medicina publicou uma portaria declarando ser ato médico a prescrição e a indicação da lente de contato. A partir de então torna-se má prática a comercialização de lentes de contato pela internet ou óticas, pois não possuem profissional qualificado. Possuímos lentes para as mais diferentes doenças oculares, tais como: miopia, astigmatismo, hipermetropia, presbiopia, ceratocone, irregularidades corneanas, cicatrizes corneanas, etc.
Teste de Ischihara
Conhecido também como teste de visão de cores, que possibilita avaliar alteração na percepção de cores por um paciente.
Tonometria de Aplanação
Analisa a pressão intraocular (PIO), importante no diagnóstico e controle do glaucoma.
Topografia Corneana
Exame que analisa a curvatura corneana e é utilizado para identificar e acompanhar doenças oftalmológicas, adaptar lentes de contato ou antes e depois de cirurgias refrativas. O Centro Boucault utiliza o Orbscan Ilz da Bausch & Lomb, um sistema totalmente integrado que eleva os diagnósticos para além da mera topografia. Ao contrário dos equipamentos que escaneiam a superfície do olho em pontos padrão, o Orbscan Ilz analisa mais de 9.000 pontos de dados em 1,5 segundos para mapear meticulosamente a superfície da córnea. Além disso, analisa as medidas de elevação e curvatura nos planos anterior e posterior da superfície da córnea, medidas importantes na identificação de problemas como ceratocone, pré-ceratocone e afinamento de córnea.
Ultrassonografia do Globo Ocular
Método de exame por imagem que utiliza ondas sonoras de alta frequência para avaliação de estruturas e alterações no globo ocular e na órbita. Indicado para medir lesões ou quando existe alguma restrição na visualização direta da retina.
Microscopia Especular
Verifica a densidade e a qualidade das células presentes no endotélio corneano e é realizado na avaliação de doenças da córnea, no pré-operatório de cirurgia de catarata, de cirurgias refrativas e corneanas, além do controle de uso de lentes de contato. O Tomey EM-3000 é o equipamento utilizado no Centro Boucault para a microscopia especular, que faz uma análise rápida e automática das células endoteliais.
Nasofibroscopia
Exame endoscópico que avalia da cavidade nasal até a laringe, um pouco abaixo das cordas vocais. Com o nasofibroscópio, são verificadas a mucosa e as estruturas dessa região de forma a captar alterações na cavidade nasal, entre elas desvio de septo nasal, hipertrofia de cornetos inferiores, hipertrofia de adenoide, sinusite, tumores. O exame também auxilia no diagnóstico de doenças das vias aéreas superiores como roncos, apneia do sono, rinites, sinusites, lesões ou tumores de garganta, distúrbios de olfato e paladar, cefaleias recorrentes, rouquidão, entre outros.
Capsulotomia e Iridotomia com Yag Laser
O Yag Laser é um equipamento utilizado na Oftalmologia em procedimentos pós-cirúrgicos de catarata (capsulotomia) ou no tratamento de alguns tipos de glaucoma. Leva apenas alguns minutos e é indolor tanto durante quanto depois de ser realizado.
A capsulotomia é uma técnica cirúrgica que visa tratar a opacificação da cápsula posterior do cristalino com segurança, que pode ocorrer em algum momento no pós-operatório da cirurgia de catarata. No glaucoma, alguns procedimentos também podem ser realizados, sendo o mais comum a iridotomia, extremamente importante para a prevenção ou tratamento de glaucomas de ângulos estreitos.
Fotocoagulação com Laser para Retina
Procedimento utilizado no tratamento de doenças que afetam os vasos sanguíneos do olho localizados na retina ou defeitos retinianos como buracos, degenerações, rupturas e alguns casos de descolamento de retina.