Otorrinolaringologista é o médico que trata a hiposmia

Otorrinolaringologista é o médico que trata a hiposmia

12 de janeiro de 2021

Com mais de 8 milhões de casos registrados no Brasil, a Covid-19 preocupa não só pelas complicações da forma grave da doença, que já levou mais de 200 mil pessoas à morte no país, mas também pelas sequelas em pacientes curados. Uma delas é a hiposmia, que é a perda parcial do olfato e que estudos mostram persistir em muitas pessoas. Para esses casos, a otorrinolaringologista do Centro Boucault, Renata Boucault, recomenda avaliação médica especializada o quanto antes.

“Depois de passar por um serviço de referência para atendimento da Covid-19, o paciente deve ficar atento para a melhora ou não dos sintomas de perda ou diminuição do olfato”, diz a médica. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervico-Facial (ABORL – CCF) mostrou que 33,5% dos pacientes que tiveram perda súbita de olfato pela infecção da Covid-19 recuperaram apenas parcialmente a percepção olfatória. Já 13,2% não recuperaram o olfato depois de ter a doença.

Segundo a otorrino do Centro Boucault, a hiposmia deve ter acompanhamento médico precoce para treinamento olfativo.

“Estimulamos o olfato por meio de aromas conhecidos do paciente, como café e hortelã, por exemplo”, explica. Renata Boucault destaca que o tratamento medicamentoso pode ser necessário, mas sempre de forma individualizada e prescrita por um profissional especializado.

“Há uma tendência das pessoas em utilizar soros nasais ou descongestionantes por conta própria, mas para qualquer alteração no olfato é preciso procurar um médico otorrinolaringologista, especialmente quando há histórico de Covid”, frisa ela, acrescentando que a hiposmia não é o único problema olfativo relacionado à doença. De acordo com Renata, já foram relatadas por pacientes tanto anosmia (perda total do olfato) e parosmia (sensação de odor desagradável) depois da infecção pelo novo coronavírus.

Sendo o olfato um sentido com uma série de funções – que vão do prazer de sentir o cheiro de uma comida até a sinalização de perigo, quando se percebe o odor de fumaça – a médica otorrino lembra que é muito importante restabelecê-lo, tratando a hiposmia, após qualquer doença respiratória.

Para agendar uma consulta com a otorrinolaringologia do Centro Boucault ligue para 4799-5540 ou clique aqui para conferir nossa localização.